quarta-feira, 22 de junho de 2011

IBOPE mede o clima para o mundial de 2014 - (1° Parte).

Sediar o maior evento futebolístico do mundo é uma responsabilidade que traz riscos e oportunidades para diversos setores da economia brasileira.
Para medir os impactos do mundial nos negócios e na gestão pública, o IBOPE Inteligência inicia uma contagem regressiva junto à população brasileira, mensurando em diversas ondas a evolução da percepção das pessoas em relação ao evento.
A pesquisa Estação Brasil (www.ibope.com.br/estacaobrasil) irá abranger um total de 11 rodadas para avaliar o clima geral de expectativa para o mundial. Eles apresentam dados de envolvimento, infraestrutura, comunicação, marcas.
Entre os resultados da primeira onda, identifica-se que, embora ainda faltem alguns anos para a competição, muitos brasileiros já sabem o que irão comprar para a ocasião.
De acordo com o estudo, 52% dos brasileiros já sabem dizer que produtos relacionados ao evento pretendem comprar, sendo que 37% manifestam interesse específico em produtos de vestuário.
Os dados apontam também que 15% das pessoas já adquiriram algum tipo de vestuário relacionado.
Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligência, diz que a pesquisa foi desenvolvida para auxiliar tanto empresas em geral quanto agências de comunicação e até mesmo autoridades envolvidas na organização do evento:
“A pesquisa serve para indicar os momentos ideais para ações de marketing, avaliar a performance de promoções e campanhas, verificar o impacto dos meios de comunicação utilizados, monitorar recall e awareness de marcas, acompanhar o lançamento de novos produtos e verificar o comportamento de consumo".
"Para as autoridades, fornece o clima geral e o sentimento de envolvimento da população com o evento, sugerindo o potencial participativo e auxiliando o lançamento de campanhas de conscientização, além de monitorar o grau de confiança no Brasil como país-sede”, esclarece a executiva.

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