Como no post anterior,
IBOPE mede o clima para o mundial de 2014 - (1° Parte). A segunda parte, fala sobre o clima o que os entrevistados acham do clima aqui para 2014.E também sobre mídia e metodologia.
De uma maneira geral, o clima para a realização do mundial pode ser classificado como “morno”, conforme respondido por 38% dos entrevistados.
Outros 34% afirmam que o clima está “gelado, frio ou muito frio”, enquanto 26% dizem estar “quente, muito quente ou fervendo”.
Questionadas quanto ao grau de interesse no evento, 25% das pessoas disseram ter “muito interesse”, 27% disseram ter “interesse, mas não muito”, 26% disseram ter “pouco interesse” e 22% disseram ter “nenhum interesse”.
Mídia preferida - Para 73% dos entrevistados, a televisão foi o meio pelo qual tiveram acesso a notícias relacionadas ao tema.
O ranking é seguido pelo meio digital (incluindo jornais eletrônicos, sites, emails e etc.), com 14% da população. Rádio e jornais impressos são os outros destaques, com 14% e 11%, respectivamente.
Preparação do Brasil - Em relação aos setores do País que estão mais ou menos preparados para a realização do mundial, o item mais preocupante citado pelos entrevistados foi a saúde, lembrada por 73% como uma área despreparada.
Na segunda pior colocação figura o trânsito, na opinião de 71% das pessoas. Entre os setores mais bem avaliados, se destacaram bares e restaurantes e a rede de hotéis, apontadas como preparadas por 51% e 44%, respectivam ente.
Metodologia - A representatividade da pesquisa Estação Brasil é de todo o território nacional, através da realização de 2.002 entrevistas face a face distribuídas em 141 municípios do País, com homens e mulheres de 16 anos ou mais, de todas as classes sociais.
O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
A primeira onda da pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 16 de maio. Ao todo, serão realizadas 11 ondas até a realização do evento. Os resultados da primeira onda estão disponíveis no site do Grupo IBOPE:
Download do relatório Estação Brasil