domingo, 8 de setembro de 2013

Pensamento, emoções e resultados.


                 Pensamento, emoções e resultados.


     Todos nós seres humanos, atletas, empresários, em suas vidas pessoais, esportivas e profissionais, temos a capacidade de pensamento que nos conduza ao sucesso em nossas ações. No processo de vivência de sua experiência, a inteligência é forçada a classificar e significar os acontecimentos em uma teia de relações que ficam disponíveis para soluções de problemas futuros.
     As emoções mais básicas como, MEDO, ALEGRIA, RAIVA, TRISTEZA, estão ligadas a estes acontecimentos contribuindo para o registro que fica armazenado na memória, seja lembrado por um padrão de pensamento e emoção. Os atletas e praticantes de exercícios, em situação de treinamento ou jogo decisivo, provocam uma agitação nesse equilíbrio emocional, e para conquistarem bons resultados devem questionar o que está passando em seu pensamento na hora em que o seu quadro de pensar, sentir, agir emocional está interpretando a situação, pois o pensamento provoca uma emoção que provoca um comportamento, gerando adaptação ou desadaptação.
     O pensamento cognitivo pode apresentar falhas como generalização e redução, e o desafio que surge nas situações empresariais, esportivas e vida pessoal exigem equilíbrio na hora de resolução de problemas, estimulando a percepção de pensamentos e padrões emocionais que estão surgindo, ativando as emoções de realização e cortando as emoções que bloqueiam as ações, mudando o pensamento e a forma de interpretar, direcionando a experiência em questão para lugares na memória que lembrem resultados conquistados em acontecimentos de situações passadas.
     O controle e substituição dos pensamentos e emoções realizados pela técnica de auto regulação, possibilita a conquista de resultados nos mais variados episódios que envolvam os projetos pessoais, esportivos e empresariais, pois provoca o aumento do domínio pessoal, da capacidade de enfrentar adversidades e do desenvolvimento de uma atitude mental mais positiva, que de certa forma, colabora para o desenvolvimento dos propósitos estipulados por cada indivíduo.
     A auto regulação é uma estratégia que pode ser utilizada nos projetos pessoais, nos jogos e competições e em reuniões e palestras, e os mecanismos são estabelecidos pelo nosso diálogo interno, no qual podemos modificar o nosso pensamento, corrigindo distorções de interpretação no momento em que a dinâmica emocional e o humor sofrem alteração e são percebidas pela nossa consciência, aumentando assim a chance de continuarmos jogando e desenvolvendo nossos objetivos pessoais, esportivos e empresariais. Pense Nisso....

Rafael Araújo- Master Coaching de vida, esportes e empresas do Instituto Pense Nisso.
Email: camposr75@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário