quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A carreira do atleta

A carreira do atleta / texto... Professor Rafael Araujo de Campos (Rafael Gaucho), formado em Educação Física pela UNISINOS-RS e  bacharel em psicologia da universidade Estácio de Sá-RJ. Pós- graduado em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfo - Funcional – UGF-RJ,  Musculação e Treinamento da Força UGF-RJ,  Treinamento Esportivo- SESC – CREF-RJ;  Psicologia do Esporte e Exercício Físico pelo Instituto Wanderley Luxemburgo de Futebol –RJ e especialista em Ciência da Motricidade Humana- UCB-RJ.

O sucesso na carreira do  jogador de futebol exige a busca pela autonomia pessoal durante a carreira esportiva e a consciência sobre formas de investimento dentro e fora da área de sua modalidade. Alguns atletas negligenciam a importância desta preparação, iludidos de que a notoriedade atlética irá resolver todas as suas dificuldades. A chave desse processo chama-se planejamento da carreira esportiva.
Durante a carreira esportiva o jogador de futebol passa por várias fases, como a iniciação esportiva, transição do infantil para o juvenil, juniores e profissional com treinamentos mais intensos visando alta performance, todas elas com exigências de planejamento nas áreas financeiras, marketing pessoal, relação com  imprensa, jurídicas  psicologia da performance e mídia training.

Taison com chuteira personalizada de seu patrocinador
Foto: Marcelo Campos / MC10

Essas dinâmicas podem ser positivas quando existem esses planejamentos que possibilitam um melhor ajuste nas situações enfrentadas pelos jogadores durante toda sua carreira, caso contrário, o atleta utiliza muito esforço para se adaptar as exigências dos clubes e da rotina de sua profissão, causando dificuldades de ajustamento pessoal e grupal, problemas ocupacionais, sociais, familiares, financeiros, de imagem, cognitivos e organizacionais dentro e fora de seu clube.


Fernandão exemplo a ser seguido... com a tocha do PAN DO RIO em 2007
Foto: Marcelo Campos / MC10

Família, casa, trabalho, amigos, sonhos, limitações e sentimentos. Tudo isso maximizado aumenta a sensação de confusão e dúvida na carreira do atleta. É nesse ponto que entra o planejamento da carreira que pretende ser uma solução para jogadores que sabem o que desejam conquistar, mas não sabem como fazê-lo.

  
Danny Morais cedeu seu nome a pizza ( La Bella )
na foto Danny com fãs no evento da La Fiorentina em Porto Alegre
Foto: Estúdio Renascente/divulgação

O plano da carreira ajuda os atletas a administrar mudanças e traçar planos de ação para objetivos específicos.
-Quem é você? O que quer? O primeiro ponto é entender que a pessoa controla a própria vida e é responsável por seus resultados. O jogador se sente sobrecarregado, e muitas vezes, deixa determinada situação se arrastar pelo desconforto de não saber lidar com ela.
As dificuldades podem ocorrer nos campos de futebol, na vida pessoal e financeira ou em questões sentimentais emocionais. Por isso, planejar a carreira possibilita a disciplina, organização e determinação, que são três pontos fundamentais para se obter sucesso em nossas ações. 

    Nilmar fala a direção da NISSAN após receber prêmio por ser melhor
 em campo na final da Copa Sul-Americana 2008
Foto: Marcelo Campos / MC10

Para aumentar nossa capacidade de decidir nossa carreira precisamos desenvolver autoconhecimento, auto-gestão de nossas emoções e principalmente de nossa motivação para resultados.
Planejar a carreira é trabalhar com situações atuais e reais, com objetivos claros e prazos bem definidos, e principalmente estratégias para todas as áreas que envolvem a vida do atleta.  

O argentino Guiñazú virou idolo no beira rio e sabe usar muito bem sua imagem.
Na foto o Fenômeno com é conhecido, atende fã em evento de sua patrocinadora
Foto: Marcelo Campos / MC10




Um comentário: