O Evento contou com a participação de capoerista de todo o Brasil. Durante o encontro, teve rodas de capoeira, oficinas de percussão, palestras e encerrou com show e batizado dos alunos no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento promovido pelo Espaço Cultural Rasteira na Fome e do Grupo Muzzenza, busca coscientizar as pessoas sobre o problema da FOME. Mostrar o quanto a capoeira é importante na formação cidadã e social assim como no desenvolvimento motor e cultural dos participantes. A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música . Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos de acrobacia e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do maculelê Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira é originária do tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata e onde seria praticada pelos escravos.
Repressão
Em outubro de 1890, o Marechal Deodoro da Fonseca, decretou que, todo capoeira pego em flagrante seria desterrado para a ilha de Fernando de Noronha por um período de dois a seis meses de prisão. O Decreto Lei 487 / Parágrafo único: É considerada circunstância agravante pertencer o capoeira a alguma banda ou malta, aos chefes impor-se-á a pena em dobro.
Dia do capoeirista
Em 3 de agosto uma lei estadual de São Paulo de 1985 instituiu a data como o Dia do Capoeirista. Hoje a Capoeira está nas universidades, escolas, praças, clubes e academias do mundo todo.
Evento parte 1: Fotos: Marcelo Campos / MC10
Abertura do Evento... Prof: Cabeça e sua equipe
Prof: Cabeça falou sobre a importância do evento
Início das apresentações
Capoeristas de todo Brasil participaram do evento
Uma grande meia lua foi formada no palcoO jogo de capoeira
Parada de mão
Alunos receberam a corta que simboliza o batizado
Os voos do evento
Movido pela capoeira
Capoerista se equilibra só com a cabeça
Jogo, dança ou luta? Filosofia de vida...
Golpes de capoeira
Inicio do Samba
o evento finalizou com apresentação de samba de roda
Os participantes fizeram o prof: Cabeça voar após o evento
Muito legal o trabalho.
ResponderExcluirMuito obrigado por divulgar não só o Encontro mas sim a capoeira essa arte merece o nosso carinho. . .
ResponderExcluirparabens professor Cabeça e sua tropa de elite, trops, azeitona, café, carneiro... a capoeira tem orgulho de vocês.
ResponderExcluirParabéns pelo talento, garra e persistência. Cabeça, tenho muito orgulho de falar qe sou sua aluna são pessoas cmo vc que fazem essa diversidade brasileira ficar ainda mais colorida e cheia de graça. Obrigado. Thayná ;)
ResponderExcluir